+55 19 996 797 258-/ 3256-7749     /    contato@eccofibras.com.br     /    Seg a Sex das 9 às 18h

Tratamento e prevenção com Laserterapia na gestação e pós-parto

A Fototerapia evita o desenvolvimento de bactérias que levam a infecções, ajuda a diminuir a dor e cicatrização, no tratamento pós-cirúrgico de cirurgia cesárea, entre outros 

Muitas mulheres em seu período gestacional ou até mesmo no pós-parto apresentam desconforto, fissuras, dor e sangramento.   

A Laserterapia de baixa intensidade ajuda no tratamento e prevenção dessas complicações, deixando o período mais confortável e tranquilo. Os estudos já comprovam a eficácia clínica do laser em traumas mamilares, feridas cirúrgicas, lesões na região mamilo-areolar.   

Este tipo de tratamento é importante, pois evita o desenvolvimento de bactérias que levam a infecções como a mastite puerperal e o abscesso mamário, que consequentemente levarão ao desmame precoce.   

A Laserterapia vem para diminuir a dor e a cicatrização do períneo, prevenção de fissuras mamárias, na Fisioterapia no tratamento de pós-operatório de cirurgia cesárea (cicatrização e recuperação nervosa) e dores lombares e cervicais, na Laserpuntura ajuda na exaustão, inchaço, depressão pós-parto e estímulo da imunidade e com a Terapia ILIB no pós-parto para potencializar o aumento da imunidade, melhorar a disposição e no combate a insônia.   

FISSURAS MAMÁRIAS  

A amamentação é um período significativo para as mães e seus filhos. Além dos benefícios nutricionais e motores que este momento traz, o vínculo criado e estabelecido entre mãe e filho é muito importante para a sua formação emocional.   

No começo da amamentação algumas mulheres passam por um período conturbado, trazendo um certo desconforto em seus mamilos. Esta condição não é normal e pode ser revertida através de orientações sobre a posição correta do bebê pegar o peito, higiene dos seios após as mamadas, tratamento de fungos e outras condutas que removem a causa das fissuras.   

Em mamilos lesionados, a Laserterapia atua na aceleração da cicatrização, redução da dor e modulação da inflamação. A aplicação é rápida, indolor e pode ser realizada diariamente até a remissão dos sintomas. Normalmente são necessárias em média de quatro a oito sessões, e quanto antes iniciar o tratamento, melhor será a resposta clínica.   

A Fototerapia pode ser utilizada para prevenir rachaduras nos mamilos se realizada no pós-parto. A luz laser auxilia aumentando a resistência da pele. O efeito secundário é o estímulo na produção de leite, o que é desejado por muitas mães.   

LASER NA ANALGESIA E CICATRIZAÇÃO DO PERÍNEO  

Segundo a Organização Mundial da Saúde a forma mais indicada para o nascimento é o parto normal, por possuir uma recuperação mais rápida. Porém, o desconforto na região do períneo pós-parto pode ser considerável e ainda maior em situações em que a episiotomia for realizada.   

A Laserterapia tem se mostrado uma ferramenta clinicamente eficaz para acelerar a cicatrização e principalmente reduzir a dor na região. A aplicação é indolor, não encosta nos tecidos lesionados e deve ser feita até a remissão da dor. O alívio do incômodo pode ser imediato com o Laser.   

LASERPUNTURA   

A Laserpuntura é uma variação da técnica acupuntura que utiliza a luz do laser no lugar das agulhas. A técnica segue a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa tratando diversas lesões de caráter sistêmico ou local. Os pontos de acupuntura são estimulados pela luz laser de forma pontual e bilateral (em ambos os lados do corpo). Este tratamento é uma saída para os pacientes que querem se tratar com acupuntura, mas tem medo do uso tradicional das agulhas.  

No pós-parto podemos indicar a Laserpuntura para cansaço extremo, inchaço, melhora da imunidade geral e depressão pós-parto.   

FISIOTERAPIA A LASER   

A Fisioterapia a Laser consiste na irradiação com Laser sobre as áreas de injúria muscular, articular e óssea. A forma como os tecidos respondem a uma agressão é através do processo inflamatório, essencial para a regeneração dos tecidos.   

A vantagem da Fototerapia é a sua ação local e sem efeitos colaterais mesmo se a aplicação for contínua. Energicamente falando, a regeneração dos tecidos demanda energia.   

No pós-parto indicamos a Fisioterapia a Laser para dores na coluna cervical e lombar, dores musculares, pós-operatório de cirurgia cesárea, incluindo a recuperação nervosa e restabelecimento da sensibilidade na região operada.   

INGURGITAMENTO   

O ingurgitamento ocorre quando a mulher produz uma quantidade de leite muito maior do que o bebê consegue mamar. Durante a descida do leite, ele é causado principalmente por edema, decorrente não só do acúmulo de leite, mas também da congestão linfática, o que deixa a mama endurecida e pode gerar desconforto ao amamentar. Nesses casos, a drenagem linfática pode proporcionar um alívio e o laser é um ótimo recurso para estimular essa função.   

OBSTRUÇÃO DE DUTOS  

Por sua ação analgésica e anti-inflamatória, a Laserterapia pode ajudar em casos de obstrução dos dutos lactíferos, sendo assim, evitando que ocorra um processo inflamatório, o qual gera dor e incômodo.   

CANDIDÍASE MAMÁRIA   

Por meio de uma técnica denominada terapia fotodinâmica, o laser pode ser uma boa ferramenta no combate a infecções causadas por fungos resistentes a tratamentos medicamentosos. Com a aplicação tópica de um fotossensibilizante e sua associação com a luz vermelha, ocorre a formação de espécies reativas de oxigênio que são tóxicas aos microrganismos, provocando o efeito bactericida. Sendo assim, uma forma natural e não medicamentosa de combate.   

A Laserterapia é um método seguro, rápido e eficaz. Trazendo conforto e melhora na qualidade de vida do seu paciente. 

Deixe seu comentário