+55 19 99932-3407 / 3256-7749     /    contato@eccofibras.com.br     /    Seg a Sex das 9 às 18h

FOTOTERAPIA NA FÁSCIA MUSCULAR    

CONHEÇA A AÇÃO DA FOTOTERAPIA NA FÁSCIA MUSCULAR   

 

A fáscia muscular é uma membrana de tecido conjuntivo que envolve os músculos, ossos, nervos e vasos sanguíneos, e que possui grande elasticidade e resistência. Sua principal função é reduzir o atrito entre os músculos e protegê-los, facilitando a movimentação muscular. 

Segundo pesquisadores, a fáscia não tem relação direta apenas com nossa capacidade de movimento. Quando esse tecido perde a lubrificação no espaço entre ele, os músculos e órgãos, ele resseca e “endurece” formando pontos de tensão e inflamações locais. Assim, podem ocorrer problemas como fibromialgia, fadiga crônica, fascites e dores no corpo em geral. .

 

Dois exemplos comuns de acometimento dessa estrutura são a Fascite plantar e a Dor miofascial ou síndrome dolorosa miofascial. 

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantartambém chamada de aponeurose plantar. Ela recobre a musculatura da sola dos pés, desde o osso calcâneo, o que resulta no formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés. 

 

O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte, debaixo do pé, perto do calcanhar, que pode se estender por toda região plantar, geralmente associado com inflamação local e edema que compromete a dorsiflexão. Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.  

 

Na Síndrome Dolorosa Miofascial ocorre a tensão muscular intensa e prolongada, acompanhada de dor e sensação de fraqueza. Pode surgir após grandes traumas, cirurgia na região, lesões, estiramentos, distensões, rupturas, alongamento excessivo, microtraumas, sobrecarga, má postura ou sedentarismo. 

 

Por isso a importância da intervenção da fototerapia, atuando com a combinação de Luz vermelha e Infravermelha, simultaneamente no controle da dor e inflamação profunda e superficial, reduzindo o edema, melhorando a vascularização e oxigenação local e promovendo o relaxamento. 

  

BENEFÍCIOS PROMOVIDOS PELA FOTOTERAPIA 

  • Melhora na movimentação das articulações; 
  • Maior mobilidade e amplitude de movimento; 
  • Melhor simetria e alinhamento corporal; 
  • Redução de quadros de dor crônica e aguda; 
  • Aumento de fluxo sanguíneo; 
  • Recuperação mais rápida após exercícios físicos; 
  • Redução do risco de lesões (uso preventivo); 
  • Melhoria no desempenho esportivo.

Deixe seu comentário