fbpx
+55 19 99932-3407 / 3256-7749     /    contato@eccofibras.com.br     /    Seg a Sex das 9 às 18h

FOTOTERAPIA: Epiderme e Derme

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo a responsável pela proteção, regulação da temperatura e a sensibilidade do organismo. Esta é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Cada uma delas apresenta outras subcamadas ou estratos.

A Epiderme é a camada mais superficial da pele e está em contato com o ambiente. Ela é formada por epitélio estratificado queratinizado e avascularizado.

Na Epiderme o uso da Fototerapia pode melhorar o processo de renovação da pele, atuando nos procedimentos de limpeza de pele, controle externo de oleosidade, tratamento de manchas, hidratação, organização e potencialização da queratina, além do processo de maturação final e superficial de uma lesão.

A Derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Ela é formada por tecido conjuntivo e se apresenta mais elástica e firme, devido à presença de colágeno e elastina.

Nessa camada da pele são encontrados os vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, terminações nervosas, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas.

Na Derme a atuação da Fototerapia pode estar ligada à melhora da estrutura e firmeza dos tecidos, bem como a regeneração tecidual por sua forte interação na produção de colágeno e elastina, assim como na diminuição e suavização de rugas e marcas de expressão.

Esta terapia interage com as glândulas sudoríparas e sebáceas, podendo auxiliar no tratamento de oleosidade da pele. O efeito de aumento da vascularização e angiogênese (produção de novos vasos sanguíneos), que também ocorre na hipoderme, é visto na Derme.

Na Terapia Capilar, quando pensamos no estímulo de crescimento, temos a ação da fototerapia no folículo piloso, que também está localizado na Derme, já que é onde se localizam terminações nervosas que são estimuladas para o efeito analgésico e também corrente linfática para estimulo de drenagem e redução de edemas.

#ECCOFibrasUsadoPelosMelhores

Deixe seu comentário

Translate