A dermatite por radiação (RD) é uma das consequências mais comuns da radioterapia (RT) em pacientes com câncer, afetando cerca de 95% deles. No entanto, a terapia de fotobiomodulação (PBMT) pode ser um método preventivo eficaz na estimulação da renovação da pele e na minimização da RD.
Em uma revisão abrangente da literatura, foram identificados cinco estudos que avaliaram o uso de PBMT na prevenção da RD. Quatro desses estudos foram realizados em pacientes com câncer de mama e um em pacientes com câncer de cabeça e pescoço.
Os resultados mostraram que pacientes que receberam PBMT apresentaram RD menos grave do que os grupos de controle após 40 Gray (Gy) de RT e no final da RT. Além disso, as interrupções de RT devido à gravidade da RD foram mais frequentes no grupo controle do que nos grupos de PBMT.
Embora o protocolo ideal ainda não possa ser estabelecido, é recomendado iniciar a PBMT quando a RT começa e realizar 2 a 3 sessões de laser semanalmente. A PBMT preventiva pode ser protetora contra o desenvolvimento de graus graves de RD e reduzir a frequência de interrupções de RT.
A falta de suporte para um consenso abrangente para o tratamento da RD ainda é um problema. Ainda há uma insuficiência de suporte para a padronização do protocolo ideal. Além disso, é necessário aumentar o tamanho da amostra para fortalecer os resultados.
Com base nos resultados apresentados, fica claro que a PBMT é um método preventivo eficaz para RD em pacientes com câncer. É importante que os profissionais de saúde que utilizam esse método tenham conhecimento sobre as evidências encontradas nesses estudos e incorporem a PBMT em seus protocolos para prevenir ou minimizar os efeitos colaterais da RT em pacientes com câncer.
Referência: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31050952/
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou observação, entre em contato conosco:
Ecco Fibras Opticas e Dispositivos LTDA.
Copyright © 2021 Todos os direitos reservados.