+55 19 99932-3407 / 3256-7749     /    contato@eccofibras.com.br     /    Seg a Sex das 9 às 18h

ECCO Spotlight – Nayara Medeiros

A ECCO Fibras entrevistou a Enfermeira Nayara Medeiros, especialista em Acupuntura e Estomaterapia, e mestranda em Neurociências. 

A Nayara nos contou um pouco mais sobre sua carreira. Acompanhe! 

E: O que a levou a escolher a sua área de atuação? 

N: A vontade de cuidar das pessoas/pacientes de uma forma mais integral, buscando compreender as causas de seus problemas e encontrar junto com elas as respostas e as formas de alcançar mais qualidade de vida e mais equilíbrio.  

 

E: Qual foi (ou é) o maior desafio que encontrou ao longo dos anos na sua carreira? 

N: O maior desafio, é trazer para nosso contexto da medicina ocidental, os fundamentos da medicina oriental, mais especificamente a Medicina Tradicional Chinesa.

Sendo assim, busco a cada atendimento, associar e integrar os conhecimentos adquiridos na minha formação como enfermeira e como especialista em medicina chinesa.

É um desafio que me impulsiona a cada dia estudar mais e aprender mais sobre essas medicinas que se complementam através do cuidado.  

 

E: Qual é a maior busca dos seus pacientes? 

N: As questões emocionais, principalmente a ansiedade, são as mais prevalentes e que geralmente estão associadas a desequilíbrios músculo-esqueléticos.  

 

E: Como você lida com as expectativas e medos dos seus pacientes? Qual é a sensação de conseguir chegar a um resultado esperado por eles? 

N: No primeiro atendimento busco conhecer os motivos que o levaram a buscar o atendimento com as terapias Integrativas, porque geralmente, quando chegam a mim, já tentaram várias terapias convencionais que não surtiram efeito.

Dessa forma, trago também para o paciente a corresponsabilidade no tratamento. Em que sou apenas uma ferramenta de cuidado e que muito dependerá dele para o sucesso das terapias utilizadas.

Chegar ao resultado esperado dá uma sensação de que conseguimos juntos (eu e o paciente) ter uma melhor qualidade de vida, e isso dá um sentimento enorme de gratidão e alegria. Ter uma vida leve, é o que tento proporcionar a eles.  

 

E: Como os tratamentos com LED e LASER mudaram seus atendimentos? 

N: A utilização do LED e LASER me proporcionaram ampliar minhas ferramentas de cuidados, onde consigo fazer acupuntura sem uso de agulhas, por exemplo. Utilizo inclusive para tratamento de crianças ou de adultos que tem alguma aversão a agulhas.

Mas, mesmo com a aplicação das agulhas, utilizo o LASER ou LED para potencializar a ação nos pontos de acupuntura. Nos quadros de dor e nas disfunções músculo esqueléticas é uma ferramenta que não abro mão e utilizo sempre, pois o resultado é muito rápido e efetivo.  

Na área de Estomaterapia, que também sou especialista e atuo, o uso do LASER e do LED na cicatrização de lesões de pele é imprescindível, tendo em vista que favorece o crescimento de células e tem ainda ação bactericida, acelerando o processo de resolução da inflamação e cicatrização.  

 

E: O retorno do investimento nesses tratamentos foi a curto, médio ou longo prazo? 

N: O retorno do investimento está sendo em médio e longo prazo.  

 

E: O que você espera do seu mercado nos próximos 2 anos? 

N: Como a fotobiomodulação (uso de Laser e Led) está sendo muito estudada e seus efeitos terapêuticos sendo comprovados em diversas doenças, acredito que nos próximos dois anos estarei ofertando, em meus atendimentos, um recurso terapêutico para mais problemas de saúde que vem acometendo a saúde das pessoas.  

 

E: Você tem seu próprio negócio? Como foi ser empreendedor em 2020? 

N: Sempre trabalhei em Saúde Pública como Enfermeira e na área privada com as Terapias Integrativas e Estomaterapia.

Assim, o ano de 2020 foi um ano desafiador e a busca pelas Terapias Integrativas cresceu muito, justamente por conta da pandemia e das suas repercussões na saúde mental das pessoas.  

 

E: Qual mensagem você deixaria para pessoas interessadas em seguir o seu rumo na carreira? 

N: A área que busca integrar o cuidado e favorecer melhor qualidade de vida para as pessoas, é uma área que, sem dúvida, crescerá muito daqui para frente. Já reconhecemos que um profissional engajado e com vontade de fazer a diferença é um profissional que terá seu espaço conquistado.

Nós (me incluo como paciente também), queremos gente que cuida de gente. Que cuide de uma forma integral e amorosa. Unir o conhecimento técnico científico com o que temos de mais profundo na nossa essência, a compaixão.  

Usando isso, será um profissional realizado! 

 

Deixe seu comentário