A Laserterapia Transcraniana é uma técnica inovadora que utiliza luzes terapêuticas vermelhas e/ou infravermelhas com baixa potência para estimular atividades neurais. A técnica é conhecida como Fotobiomodulação Cerebral (PBM), e é capaz de melhorar a função cerebral. A fotobiomodulação estimula a enzima citocromo c oxidase, elevando a síntese de ATP e resultando em aumento da respiração neuronal e capacidade metabólica.
A eficácia da PBM foi comprovada em diversas condições neurológicas, como traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral isquêmico, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, além de distúrbios psicológicos, como depressão e ansiedade. A técnica pode reduzir a apoptose e a excitotoxicidade, aumentar os antioxidantes, as neurotrofinas e estimular as células neuroprogenitoras.
A nível tecidual, a PBM pode aumentar o fluxo sanguíneo e a angiogênese, reduzir a inflamação e ajudar os neurônios a formar novas conexões. Devido aos impactos benéficos da Terapia de Fotobiomodulação Cerebral na depressão e ansiedade, novos ensaios para outros transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia, autismo, transtorno bipolar, hiperatividade com déficit de atenção e transtornos obsessivo-compulsivos devem surgir no futuro.
Pesquisadores afirmam que a técnica de Laserterapia Transcraniana se tornará uma das estratégias mais promissoras para a neuroreabilitação nos próximos anos. Assim, os estudos que estão por vir serão de extrema importância para o desenvolvimento dessa técnica para somar aos já fantásticos resultados encontrados na prática clínica. Para saber mais sobre a técnica de Laserterapia Transcraniana e seus efeitos neuroterapêuticos.
Referência: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31050952/
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou observação, entre em contato conosco:
Ecco Fibras Opticas e Dispositivos LTDA.
Copyright © 2021 Todos os direitos reservados.